O que você paga quando contrata um fotógrafo?

Às vezes, pode parecer que os fotógrafos cobram muito caro por seus serviços. Mas veja o que você está pagando ao contratar um fotógrafo:

  • 2 a 3 horas de preparação (e-mails, ligações, reuniões, visitas, elaboração do contrato, preparação do equipamento pré eventos etc...).
  • Horas fotografando. Um único ensaio leva de 2 a 3 horas, e um casamento com making of geralmente leva umas 5 horas no mínimo!
  • Mais horas tratando as imagens. Gasta-se em média 10 min por foto. Em um casamento com 200 fotografias líquidas, são cerca de 30 horas gastas com tratamento digital das imagens. 
  • Mais umas 4 horas com diagramação do álbum, realização de pedidos junto às gráficas, gravação de mídias etc...
  • Custos com o site e propaganda, do contrário você não encontraria seu fotógrafo.
  • Custos envolvendo os equipamentos. Você sabia que uma única câmera pode custar bem mais de 5 mil reais? E só de pensar que ela pode quebrar a qualquer momento é de arrepiar. Isso sem falar nas lentes, flashes, acessórios, computadores etc...
  • Incontáveis horas de estudo constante, livros, aperfeiçoamento, participação em congressos etc...
  • Custos com ajudantes e outros fotógrafos da equipe.

Se mesmo assim você continua achando caro, entre em contato conosco e conte-nos em detalhes como será o seu evento. Temos o maior prazer em atendê-lo e tentar chegar em uma proposta que caiba no seu orçamento.

  • Você sabia que temos preços especiais para mini weddings (e pequenos eventos em geral)?
  • Você sabia que o making of da noiva está incluso e que, se o making of do noivo for feito no mesmo local ou bem próximo também podemos incluí-lo no preço?

Outras perguntas

O que é um ensaio? Enquadram-se como "ensaios" a prévia do casal, prévia da noiva, prévia dos noivos, save the date, ensaio de família, ensaio romântico, trash the dress, fotos de gestante, new born etc... Os ensaios são realizados em local e horário pré determinados, mas são mais flexíveis de mudar e duram cerca de 2 horas. Não fazemos ensaio em estúdio.

O que é um evento? Enquadram-se como "eventos" a cerimônia de casamento, bodas, festa, recepção etc... Também são realizados em local e horário pré determinados, mas geralmente existe uma data e local certos e inflexíveis, pois eventuais alterações afetam todos os convidados e preparativos. A quantidade de pessoas, a sua importância e a duração, que gira em torno de 5 horas, faz com que esses eventos sejam mais difíceis de cobrir do que os ensaios.

O que é um pequeno evento? Consideramos "pequenos eventos" aqueles com poucos convidados. Entram nessa categoria almoços, jantares, pequenas recepções, os chamados mini weddings (ou intimate weddings). São eventos geralmente realizados em locais menores e cujos convidados são apenas familiares próximos ou amigos mais íntimos. Como a quantidade de pessoas é menor, a duração e complexidade desses pequenos eventos geralmente é reduzida, e é justo que o preço cobrado seja coerente com isso. Mas atenção: Se o seu evento for apenas a cerimônia religiosa, ou apenas a recepção, é bem provável que possamos fazer o preço de um pequeno evento mesmo que a quantidade de convidados ultrapasse 50 ou 100 convidados; entre em contato para que possamos verificar essa possibilidade.

Por que os preços são cobrados separadamente ao invés de um preço global total? Primeiro, por uma questão de transparência para que você possa saber exatamente pelo quê está pagando. Segundo, porque fica muito mais fácil resolver eventuais situações onde seja necessário cancelar algum item (como, por exemplo, em caso de uma rescisão parcial de contrato). É claro que se você optar por um pacote com vários itens vamos dar um bom desconto para você!

O que é o tratamento digital das imagens? Por mais que nos esforcemos em tirar as melhores fotos possíveis durante um ensaio ou evento, elas nunca vão ficar perfeitas. Por isso, as imagens são ajustadas posteriormente com o uso de programas de computador especializados em melhorar a nitidez, cor, iluminação e outros aspectos de cada fotografia. É um processo herdado da época do filme, mas que continua sendo necessário hoje. Pequenos retoques também são feitos durante essa etapa à critério dos fotógrafos. Além disso, ao contrário de outros fotógrafos, nós mesmos fazemos o tratamento digital, e isso nos permite levar em consideração tudo aquilo que vivenciamos no momento de registrar cada fotografia e também evitar alterações exageradas. Sem falar que nós tratamos todas as fotos que são entregues, e não apenas aquelas que foram escolhidas para o álbum.

Quantos fotógrafos irão ao meu evento? Em primeiro lugar, é bom você saber que muitos fotógrafos famosos trabalham sozinhos, com no máximo um ajudante para carregar os equipamentos. Isso ocorre por uma razão muito simples: 1 (um) fotógrafo é suficiente para cobrir um evento como uma cerimônia de casamento e a recepção. No nosso caso, depende do tipo e tamanho do seu evento. Mas essa é uma decisão nossa. A nosso critério iremos com um, dois ou mais fotógrafos. Geralmente, em um evento como um casamento, vamos com dois, às vezes três fotógrafos. Em pequenos eventos, como mini weddings, pode ser que apenas um fotógrafo seja enviado, e é por isso que você vai pagar menos. Se o seu evento possui restrições (ex.: só podem ir no máximo dois fotógrafos), favor nos informar antes de nos solicitar uma proposta. Essa decisão é nossa, pois depende da disponibilidade dos fotógrafos parceiros com quem trabalhamos e da avaliação dos riscos envolvidos na cobertura. Mesmo no caso de eventos simples, às vezes decidimos alocar vários fotógrafos para o caso de imprevistos.

Vocês fornecem os arquivos originais? Não. Fornecemos sim as imagens tratadas em altíssima resolução (limitada, claro, à resolução do equipamento). Mas não fornecemos os arquivos originais. Os arquivos originais correspondem aos negativos (filmes) que eram usados antigamente. Não conheço um fotógrafo sequer que fornecesse os negativos para os clientes. Às vezes, depois de muitos anos, alguns fotógrafos doavam os negativos aos clientes simplesmente porque não tinham mais condições de guardá-los, ou simplesmente jogavam fora. Hoje, na era digital, guardar os negativos não é mais um problema tão grande assim. Mas os originais são arquivos muito grandes, que não cabem em um DVD nem em um pendrive. Por essas e outras razões não fornecemos os arquivos originais. Durante a prestação dos serviços, e até a entrega das imagens (veja próxima pergunta), guardamos de forma segura esses arquivos, com backup local e em um serviço de armazenamento na "nuvem".

Todas as fotografias serão entregues? Não. Existem imprevistos, desde questões técnicas até envolvendo as pessoas, que podem impedir o aproveitamento de algumas fotos. Às vezes, naquela hora "H" de clicar a foto a pessoa vira o rosto, alguém entra na frente da câmara, um convidado dispara um flash ou, mesmo raro, pode acontecer algum problema no equipamento ou erro humano. Nessa questão, somos 100% sinceros com nossos clientes e acreditamos que o erro é inerente a esse tipo de serviço. Por isso, envidamos os melhores esforços em garantir uma cobertura abrangente do ensaio ou evento, mas pode acontecer que justamente uma fotografia que era importante para você não ficou boa. Como evitar isso? Converse conosco antes e diga tudo o que você espera do serviço, inclusive as fotografias que são essenciais para você. Dessa forma vamos poder lhe prestar um serviço melhor e garantir que o que é importante para você não passará em branco. Algo que você precisa saber é que, após a entrega das imagens, a responsabilidade por guardá-las é sua. Assim, é imprescindível que você faça uma cópia dos dados assim que recebê-los. Recomendamos também que faça uma outra cópia em um serviço de armazenamento na "nuvem" (Internet) de sua preferência.

Se o cliente perder as fotografias vocês fornecem uma "2ª via"? Após a entrega das fotografias, no final do serviço, a responsabilidade por guardá-las é exclusivamente do cliente. Recomendamos aos clientes que façam imediatamente uma cópia para um computador e, se possível, uma outra cópia também na "nuvem" (são os chamados serviços de armazenamento na nuvem, tais como DropBox, Google Drive, Carbonite). A vantagem de fazer uma cópia para a "nuvem" é que esses serviços utilizam sistemas bem robustos e tolerantes a falhas. Se perder os seus arquivos, entre em contato conosco.

Vocês oferecem serviços de filmagem e videomaker? Não, nosso foco é fotografia. Apesar de compartilharem algumas técnicas e equipamentos, fotografia e cinematografia apresentam desafios que devem ser tratados separadamente com dedicação própria. Bons cinegrafistas geralmente também são bons fotógrafos, mas o contrário não é verdadeiro. Ainda não temos parceria com nenhuma equipe de filmagem, mas indicamos os serviços da Pelicano Filmes e da Salinha Filmes. Achamos legal filmar um evento, mas o cliente precisa entender que às vezes uma coisa pode atrapalhar a outra. Já aconteceu, por exemplo, de termos que disputar espaço com uma equipe de filmagem com 6 pessoas cada uma com uma câmera e painéis de LED. Com todo respeito e admiração a esses profissionais, achamos que isso prejudica a cobertura fotográfica, pois para onde quer que apontemos a câmera, lá está alguém da equipe de filmagem. Por isso, pedimos a nossos clientes que conversem com a equipe de filmagem e evitem situações como essas. Empresas como a Pelicanos Filmes trabalham com discrição total e por isso os indicamos. Mas existem outras igualmente boas. Pesquise!

Vocês fazem fotos embaixo d'água? Ainda não. Esse tipo de fotografia exige o uso de equipamentos e técnicas específicas. Ainda estamos estudando fazer esse tipo de fotografia, até porque a demanda aqui em Brasília ainda é baixa. Quem sabe se estivéssemos mais próximos de uma praia... ;)

Vocês providenciam iluminação para o ensaio ou evento? Nossa proposta é fotografar preferencialmente com luz natural. Por isso, os ensaios, por exemplo, são geralmente realizados durante o dia, para aproveitar a luz natural, ou em locais com o mínimo de iluminação. Nós temos o equipamento necessário para fotografar em ambientes pouco iluminados. Todavia, a responsabilidade por garantir uma iluminação adequada para o evento é do cliente e do local. Se o seu evento for noturno, especialmente ao ar livre, e a iluminação do local for deficiente, sugerimos que você contrate os serviços de um profissional em iluminação. Os preços cobrados por esses profissionais são relativamente baixos, e uma iluminação planejada vai deixar o seu evento muito mais bonito! Ensaios ou eventos em locais muito escuros, sem o mínimo de iluminação, requerem o uso de flash, que é uma luz que compromete a naturalidade da fotografia e nem sempre o resultado é o esperado. É muito comum, no caso de casamentos, os noivos marcarem a cerimônia ao ar livre para aproveitar a luz do entardecer (pouco antes do por do sol) e, devido a atrasos, a cerimônia acabar acontecendo na completa escuridão. Converse conosco sobre como será a iluminação do seu evento para que possamos repassar mais orientações.

Que dicas vocês dariam para um ensaio? Em primeiro lugar, escolha um local que seja a sua cara. Fazer um ensaio em um lugar que faça parte da sua história é muito melhor que fazer em um lugar só porque ele é bonito. Uma praça, uma residência, um parque, um café, um restaurante, uma livraria ou às vezes até o local de trabalho dão ótimos locais para ensaios memoráveis e cheios de significado. Em segundo lugar, escolha bem a sua roupa. Evite estampas e procure usar cores que contrastem com a cor da sua pele. Evite cores muito chamativas, afinal é que você tem que estar em evidência. Em terceiro lugar, chegue no horário marcado, até porque cobramos multa no caso de atrasos muito longos, e a demora também pode inviabilizar o ensaio. Tente ficar à vontade, como se estivesse fazendo algo natural. Lembre-se de levar algumas roupas extras e um pequeno kit de maquiagem caso seja necessário trocar ou retocar algum detalhe.

Que dicas vocês dariam para um making of de noiva? Primeiro, escolha um profissional que esteja disposto a te atender em qualquer lugar. Quartos de hotéis são melhores do que salões de beleza, pois geralmente são mais bonitos, mais calmos e mais seguros. Peça para os profissionais usarem roupas neutras. Bons profissionais geralmente vão de preto ou outra cor neutra (cinza, branco, marrom etc...) para evitar desviar a atenção da noiva. Escolha um horário que lhe dê uma folga de pelo menos 1 hora antes da cerimônia começar. Isso vai permitir tirar algumas fotos com você recém arrumada, mostrando detalhes do vestido, da maquiagem, do cabelo, e quem sabe até de você entrando no carro, e ainda vai dar tempo de se deslocar até o local. Chegando no local, não saia do carro antes de tirar algumas fotos, pois a sua chegada também faz parte do making of.

Que dicas vocês dariam para um making of de noivo? O making of de noivo só é feito se for realizado próximo à noiva, ou se for contratado à parte. Em geralmente, como o noivo deve chegar antes da noiva, aproveitamos esse breve momento já no local da cerimônia para fazer um breve making of do noivo chegando ao local, fazendo os últimos ajustes no terno, na gravata, na lapela, conversando com os pais e padrinhos, combinando a entrega as alianças com as crianças etc... É muito legar fotografar alguns noivos atuando como verdadeiros anfitriões e liderando os últimos detalhes antes da chegada da noiva.