O que o noivo deve vestir? Qualquer coisa, desde que seja um costume grafite ;)

Noivo, a cerimônia de casamento também é o seu dia, então escolha a roupa que você achar melhor e que te faça se sentir bem. Mas quer uma dica? Pode escolher qualquer roupa, desde que seja um costume grafite! Bom, à primeira vista, isso pode até parecer muito radical. Mas deixe eu explicar porque penso assim.

Smoking nem pensar, não tem nada a ver com casamento, e é para festas e outras recepções de gala de gente rica, muito rica [e famosa]. Mesmo que você seja muito rico [e famoso], smoking não é para a ocasião do seu casamento.

E a casaca, o fraque ou a invenção brasileira chamada "meio fraque"? Desculpa, mas também não. São todos farinha do mesmo saco. Essas roupas não têm nada a ver com o brasileiro. Nós vivemos em um país tropical e andamos de forma muito descontraída no dia-a-dia. Somos um povo muito largado para usar esse tipo de roupa. Dificilmente um brasileiro ficaria a vontade de fraque. Tenho visto muitos noivos usando isso e o desconforto físico e emocional é evidente. E o mais curioso é que geralmente os mais largados no dia-a-dia são os primeiros a escolherem o fraque. O fraque vai te fazer parecer um pinguim ou, na melhor das hipóteses, um inglês do século XIX indo andar a cavalo. Sem falar que se você comprar uma casaca ou um fraque, provavelmente nunca mais irá utilizá-lo.

Ainda resta o costume preto. E aí? Também não pelo amor de d...! É possível perdoar o uso de um costume preto à noite (apenas à noite). Mas você vai mesmo querer ficar parecendo com os garçons ou com os seguranças? Acho que você não vai querer isso. Sem falar que, ao lado da noiva, a sua roupa preta vai contrastar demais com o vestido branco e isso não é legal. O visual conjunto é muito pesado. Fora que você ainda corre o risco de sumir em algumas fotografias. Por exemplo, se vocês dois estiverem sendo fotografados com fundo preto atrás, só vai aparecer a noiva e a sua cabeça (pela mesma razão, recomendo para as noivas uma cor champagne claro ou um nude [tudo!]).

Bom, e por que o costume grafite? Grafite é ótimo, é chique! Grafite é diferente dos garçons, dos seguranças. Grafite revela melhor as linhas de um paletó bem cortado. Grafite contrasta bem com o branco sem perder a leveza. Grafite também fica muito bem com fundo branco. Grafite combina com qualquer cor de pele. Se o casamento for de dia, prefira um grafite um pouco mais claro. Sempre com sapatos pretos, é claro, mas a meia pode ser preta ou da cor da calça (preferencialmente a última). Se todo noivo usasse grafite, o trabalho dos fotógrafos ficaria muito mais fácil e suas fotos vão ficar ainda mais lindas!

Que dizer do terno? Se você faz questão e quer dar um ar mais formal, está liberado ;) Ao tomar essa decisão, pense não só em você ou na noiva, pense também nos seus convidados e se a sua vestimenta não irá destoar muito do que os demais irão vestir. Recentemente estive em um casamento em que os convidados eram pessoas muito simples e poucos, inclusive, estavam de costume. Parecia que o noivo havia sido teletransportado de outra dimensão. Simplesmente não combinou com nada, nem com ele mesmo.

Espero que esses argumentos possam te convencer a escolher o costume grafite. Felicidades!

Você tem uma opinião diferente? Compartilhe conosco!