Dicas para ensaios: prévias, fotos de família etc...

Com esse primeiro post estamos inaugurando o nosso blog. A partir de hoje, de preferencia semanalmente, publicaremos uma série de posts com dicas sobre como sair bem na foto e outros assuntos relacionados a fotografia. Acompanhe!

Escolha do local: A primeira coisa a se definir em um ensaio, seja uma prévia romântica, da noiva ou um trash the dress, é a escolha do local. É claro que em se tratando de retratos, as pessoas são as coisas mais importantes em uma foto. Todavia, o retrato vai ficar muito melhor se houver um contexto que se harmonize com as pessoas que estão sendo fotografadas. Na fotografia esse contexto é dado pela localização e cenário. É muito comum escolher locais que, apesar de muito bonitos, não tem nada a ver com as pessoas que estão sendo fotografadas. Por isso, a minha primeira dica é que a localização do ensaio faça parte da história das pessoas. Todos tem uma história para contar, e a beleza de uma fotografia é justamente revelar essa história a outros e a você mesmo. Afinal, os anos se passam e às vezes precisamos relembrar tudo aquilo que passamos na vida. Por exemplo, se for um casal, escolher o local onde se conheceram, ou onde importantes momentos se passaram, vai ficar muito mais interessante do que escolher um lindo jardim no qual vocês nunca foram antes. É claro que isso nem sempre é possível, e é aí que entra o cenário. Incluir na cena alguns elementos que fazem parte da sua história também vai enriquecer o retrato.

Escolha do que vestir: A escolha da vestimenta é um assunto muito pessoal. Mas prestar atenção a alguns detalhes pode contribuir para um retrato perfeito, seja a cores ou preto em branco. Primeiro, vamos falar das cores. Cores lisas são muito mais fáceis de fotografar, mas se você gosta muito de estampas opte por estampas mais leves, do contrário a roupa mais aparecer mais do que você. É melhor também que a cor da roupa contraste com a cor da sua pele. Então se você tem a pele mais escura, opte por cores mais claras, e vice-versa. Essa dica das cores também vale para quem vai estar com você. Por exemplo, em um making of, não custa nada pedir para o maquiador ou para o cabeleireiro que vista algo neutro, de preferência tons claros de cinza, preto ou branco. Do contrário, eles vão aparecer mais na foto do que você, ou no mínimo vão chamar muita atenção. Eu pessoalmente acho que esse tipo de profissional, inclusive nós fotógrafos, deve se vestir da forma mais discreta possível, afinal, o foco é o cliente. Em segundo lugar, é preciso decidir o tipo de roupa. Obviamente também é algo muito pessoal, e há que se considerar que vivemos em um país tropical. Mas não recomendo regatas e bermudas para homens: pessoalmente acho que não fica muito legal nas fotos. Também acho que certos calçados, como o tênis, pesam muito na foto, a não ser que esporte tenha tudo a ver com você e queira mostrar isso nos retratos. Não precisa vestir um blazer se isso não tiver nada a ver com você. Uma camisa lisa e calça casual geralmente é a melhor pedida. No caso das mulheres é mais complicado, pois são muitas possibilidades. A melhor coisa é consultar um bom livro de moda ou um personal stylist. Como também tenho formação em moda, estou à disposição para ajudar nisso também.